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Sabe quando você decide montar o próprio negócio e, algum consultor de marketing, diz que a primeira coisa que você deve fazer é identificar seu público-alvo?

Um filme passa na cabeça, tentando imaginar o comportamento de cada possível cliente, não é verdade?

Muitas marcas de moda iniciantes passam as primeiras temporadas tentando descobrir quem são os seus clientes, onde eles compram, o que funciona e o que não funciona para eles. O fato é, quanto mais você pesquisa antes de começar a investir no desenvolvimento da sua coleção, mais dinheiro poupa no longo prazo e, mais que isso, mais assertivo é o lançamento da sua coleção.

Por isso, resolvemos dar três dicas infalíveis para ajudar você a entender melhor o perfil de seu cliente:

1) Pesquisa

A pesquisa de mercado é um meio bastante eficaz de identificação de público-alvo. O meio mais objetivo, é aquele que obtém as informações de fontes primárias, através de observações e entrevistas com o cliente.

É mais eficiente do que métodos secundários, como: pesquisa de mídia, bancos de dados, diretórios, relatórios e livros, pois capta os desejos diretamente do cliente.

2) Descubra seus hábitos de consumo regionais

Procure conhecer a região de seus clientes. Muitas marcas costumam direcionar suas criações a condições regionais.

Por exemplo, uma marca em um grande centro comercial, com executivos de empresas circulando durante o dia, torna a vida de muitos trabalhadores mais fácil, quando preferem estes, preferem comprar suas roupas sociais próximos ao trabalho, ao invés de ir ao shopping no domingo, quando podem fazer um passeio ao ar livre com a família.

Por isso, não esqueça! Estilo, cultura, costume e clima balizam as tendências.

Antes de criar sua coleção, uma simples observação pode revelar muito sobre o comportamento do cliente.

3) Tomar decisões com base em dados

Com análise estratégica e inteligência artificial, muitas empresas estão aprimorando a leitura do comportamento de seus clientes. No segmento de moda não é diferente, com base em análise de interesses e histórico de compras, tem sido possível fazer predições estatísticas cada vez mais acuradas na hora de planejar coleções nas empresas. O consumidor nunca esteve tão próximo de sua marca favorita. Através das redes sociais, interação por canais de mensagem direta e lojas virtuais, o cliente tem deixado as empresas entusiasmadas a oferecer, cada vez mais, conteúdo e produtos de qualidade.

Você está preparado para saber definitivamente em qual perfil seu cliente se encaixa?

Criamos uma planilha para ajudar você a identificar o perfil do seu público-alvo.

Responda as perguntas da tabela para criar um perfil do seu cliente ideal.

Tente criar o maior número possível de perfis diferentes, assim você terá a visão de todos os ângulos possíveis quando for planejar suas coleções.

[ BAIXE AQUI SUA PLANILHA DE IDENTIFICAÇÃO DE PERFIL DE CLIENTES]

Após preencher a planilha, utilize-a para identificar as Personas de seus clientes.

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