fbpx

Vale a pena estudar C#?

Vale a pena estudar C#?

Escolher uma linguagem de programação é muito difícil para quem está começando. É só fazer uma busca no Google que aparece uma infinidade de artigos sobre a melhor linguagem, cada um defendendo a sua.

Não estou aqui para dizer que o C# é a melhor linguagem do mundo. Também não quero ser o cara que diz que não existe linguagem ideal, e que depende muito do problema que se quer resolver, porque se tem uma coisa que alguém não precisa quando tem de tomar uma decisão logo é de um “depende”.

Tem sempre alguém tentando vender a tecnologia revolucionária, a linguagem mais fácil de aprender, o paradigma que vai mudar a forma de trabalhar; a bala de prata que vai liquidar todo lobisomem que aparecer pela frente. Não, não sou essa pessoa! Só estou aqui para falar do que pude observar ao longo desses anos trabalhando com C# e outras linguagens.

Antes de tudo, preciso dizer que C# é uma das linguagens de programação mais populares que existe. No ranking do TIOBE, ela aparece entre as Top 5 linguagens de programação mais procuradas na internet em 2020. E veja só, dentre essas 5 linguagens mais procuradas, estão o C, C++ e Java, linguagens com sintaxe parecida com a do C# — vou falar mais disso adiante.

Programas em C# estão por toda parte, startups, pequenas e médias empresas, grandes corporações. Se você der uma passada no Github agora e buscar por C#, vai ter uma ideia do que estou dizendo.
Por mais que você seja o carinha hipster da linguagem cool, não tem como negar isso.

A linguagem é tão poderosa que pode ser usada para desenvolver diversos tipos de aplicações, que vão desde aplicativos móveis a jogos. Sim, você não leu errado, C# pode ser usado para desenvolver jogos que rodam até em console, como o XBox.

É um bom momento para aprender C#?

C# não é só uma linguagem versátil, que permite você desenvolver qualquer coisa para qualquer plataforma. Ele também permite que você desenvolva programas de maneira bem estruturada e escalável.
Por ser orientada a objetos e de tipagem forte, dá mais robustez ao código e permite ser estendido mais facilmente.

Ainda que você não queira trabalhar com C# ou o emprego que você procura não adote a linguagem, mesmo assim ainda vai ser uma ótima escolha para aprender, pois te dará uma base muito sólida em fundamentos de programação, que irão ajudar a absorver mais facilmente outras linguagens.

É C-Like

Por ser semelhante a outras linguagens do tipo C, como C, C ++ e Java, ser fluente em C# tornará o aprendizado de outras linguagens muito fácil. Você lembra das top 5 linguagens que comentei lá em cima, não lembra?

A Microsoft nunca vai deixar o C# ficar obsoleto

O C# foi criado pela Microsoft em 2000, dois anos depois, segundo o NY Times, a Microsoft gastou 5 milhões de horas de trabalho e 2 bilhões de dólares colocando o C# no mercado, convocando desenvolvedores a utilizarem a nova tecnologia.

A quarta empresa mais valiosa do mundo investe fortemente para garantir que a demanda por desenvolvedores C# esteja sempre em alta no mercado. Não é à toa que a linguagem está em constante evolução.
Desde que foi lançado, o C# tem nova atualização. Já está na versão 8.0 enquanto escrevo este artigo.
Se daqui há um ano, o C# não receber nenhuma atualização, pode vir aqui me cobrar.

Mercado aquecido

Se você quer saber como anda a demanda por programadores C# no mercado, faça agora mesmo uma busca para a sua cidade no site da cacho.com.br. Fiz uma busca simples para o Rio de Janeiro e tive 455 vagas de emprego como resultado.

Há muitas vagas de emprego para quem trabalha com ela. As empresas remuneram muito bem, principalmente quem já desenvolve há mais tempo.

Tá… você ainda não se convenceu?

Lembra do que eu disse sobre a empreitada de vida longa ao C# iniciada pela Microsoft?
Bem, não é só porque é uma linguagem bonita e sensual, mas porque ela está presente em todas essas tecnologias:

  • Aplicações Windows Desktop
  • Aplicações Desktop para Mac Os
  • Aplicações Mobile Cross-Platform para Android, Windows e Windows Phone
  • Aplicações Web com ASP.Net
  • Jogos em 2D e 3D para Windows e XBox
  • Aplicações embarcadas IoT (Internet das Coisas) que rodam em Raspberry PI 3
  • Universal Windows Apps (UWA) que rodam em qualquer Windows 10 (desktop, tablet and mobile), MS Hololens e Xbox.

O principal aspecto da linguagem que anima quem trabalha com ela, é a facilidade em poder utilizar uma única linguagem em todo ecossistema da Microsoft. Isso realmente elimina a curva de aprendizado para desenvolver soluções.

Então, vamos recapitular…

Aprender C# vai preparar sua carreira para o futuro? Não, nada vai.
Mas saber C# certamente vai abrir muitas portas para você como desenvolvedor, e vai te colocar em uma posição muito favorável frente a outras linguagens do mercado.

Vida longa ao C#!

 

Receba meu conteúdo no Telegram

Se você deseja receber outros conteúdos direto no seu celular, entre no meu canal no Telegram.
Lá eu compartilho dicas para você dominar definitivamente a escrita do código limpo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *