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Para se ter sucesso no mundo digital, é preciso saber agora todas as técnicas de marketing digital, SEO, marketing de conteúdo e estatísticas de ranqueamento e posicionamento do seu site no Google, além de conhecer um pouco sobre como anunciar no Google.

Já não é mais uma questão de luxo ou dos que podem mais, mas uma questão de quem consegue entregar o que o pesquisador está procurando primeiro, com qualidade superior e ainda dizer isso ao Buscador.

Parece difícil? Mas agora ficará mais simples. Descubra como sair na frente usando ao anunciar no Google.

O que é Google Ads?

Google Analitycs
Dash board Google Analitycs

Sempre que você visita um site, um vídeo ou instala um aplicativo, você está sujeito a visualizar anúncios. Nem sempre esses anúncios são exibidos pela plataforma do Google, mas é inegável que ele detém um monopólio nesse sentido.

Quando você adquire um anúncio pelo Google Adwords, ou atualmente conhecido como Google Ads, você tem chances de seu anúncio no Google ser vinculado em quase todos os meios dessa internet, em que combinam o nicho do seu anúncio com o nicho do site que exibirá a propaganda.

Ele pode ser visto no Youtube, em sites parceiros do Google, em aplicativos Android e nas barras de pesquisa do navegador.

Como é feita a vinculação dos anúncios do Google?

Tudo o que fazemos na internet hoje deixa rastros. É comum pesquisar por uma máquina de café e, quando você sai da loja virtual, o anúncio da mesma máquina de café começa a ser exibido em diversos sites que você visita.

Isso acontece devido ao algoritmo que estuda os interesses de quem navega no Google e repassa apenas as informações que são do gosto de quem vai vê-las.

Outro fator importante para a exibição do mesmo, é o nicho do site que está sendo visitado. Se você pesquisa por um livro e acessar um site de reviews de eletrodomésticos, você não verá anúncio de livros, mas se visitar blogs classificados como resenhistas de livros e conteúdo pop, você terá grandes chances de ver o anúncio do livro.

Este método é utilizado para que as exibições sejam eficazes e atinjam o público certo.

Resumindo: Nicho do anúncio + Nicho do site + Interesse do cliente.

Como é cobrado no meu orçamento?

O mais interessante de anunciar no Google pelo Ads, é que você define como seu orçamento é gasto. No CPC (custo por clique), por exemplo, você só gasta se houver cliques no anúncio. Você também pode se programar para que seu orçamento seja gasto conforme X números de impressão, ou seja, quantas vezes o anúncio foi exibido para cada usuário.

Existe também o CPM (custo por mil), onde, a cada mil impressões do seu anúncio, ou seja, mil visualizações únicas, seja debitado o valor X do seu orçamento. Quanto mais você disponibilizar para o CPM, maiores serão os esforços do Google para vincular o anúncio por ai.

Sendo assim, é fácil perceber que anunciar sua marca ou produto no Youtube, por exemplo, não é impossível. Está cada vez mais acessível e não é necessariamente um investimento elevado.

Quais as vantagens de anunciar meu produto no Google Adsense?

Além do alcance ser imensurável, você é capaz de atingir mais pessoas que estejam interessadas naquele nicho, uma vez que os anúncios são exibidos em sites e vídeos de conteúdo semelhante, tornando o engajamento em algo mais efetivo.

As chances de conversão em cliques e, consecutivamente em vendas, são maiores do que postagens orgânicas.

Se assim preferir, pode imaginar que você está alugando um espaço publicitário em uma programação, por exemplo, por um baixo custo.

Como anunciar no Google Ads?

Agora que você já viu e entendeu as vantagens de se anunciar no Google, vamos aprender o que realmente importa. O que é preciso para ter sua empresa aparecendo nos anúncios do Google?

O primeiro passo é acessar o site do Google Ads e criar seu cadastro. Esse passo é muito simples, mas é recomendado utilizar uma conta separada da sua conta pessoal para evitar mistura de informações.

Não se esqueça de confirmar seus dados e seu e-mail por questão de segurança.

Em seguida, observe que existe um botão no catão superior direito, então clique em Começar Agora para que possa ver as opções para anunciar sua marca no Google. Sua primeira visão será um gráfico vazio, mas não se preocupe.

No menu esquerdo da lateral, clique em Campanhas, role a página e encontre +Nova Campanha. Agora você está vendo um quadro com seis metas pré-definidas que facilitarão na configuração de sua campanha. Escolha a que melhor encaixa no que deseja e clique nele.

Novas opções surgirão perguntando sobre o tipo de campanha que deseja vincular. Escolha uma.

Agora você precisa definir qual a melhor opção para seu anúncio, tempo de exibição e interação com o usuário.

Tipo de anúncio escolhido, e agora?

O painel que é exibido agora requer mais atenção e um planejamento prévio, pois é onde você definirá o seu orçamento, para quem é o público, quanto tempo será vinculado, quando começará e quando terminará.

No primeiro bloco você deve informar o nome do anúncio para seu uso de identificação pessoal. No segundo bloco, você decidirá se o anúncio será exibido todos os dias por um valor X por dia, ou enquanto tiver orçamento, é também aqui que você define os valores a serem investidos.

Nos blocos seguintes, você definirá as palavras-chaves para que apareçam em sites do mesmo conteúdo, a idade do público, a região e se quer que seja exibido somente em um canal.

Ao salvar e continuar, você irá informar o conteúdo da campanha de acordo com o que escolheu no começo. Sempre fique atento às diretrizes do Google para não sofrer nenhuma penalidade com os tipos de anúncio que está exibindo.

Quando terminar de configurar, ao final, você verá o custo estimado da campanha e irá definir a forma de pagamento. Não precisando se preocupar com cartão de crédito, já que o pagamento pode ser feito por débito em conta.

Anúncio salvo, e agora?

O Google precisa analisar as informações e o conteúdo do anúncio antes de veiculá-lo entre seus parceiros. Quando ele termina a verificação, irá enviar um e-mail para o mesmo endereço que você cadastrou, informando se foi aprovado ou não.

 Acompanhe os resultados de sua campanha

Uma vez que sua campanha esteja rodando a todo vapor, você pode acompanhar o andamento dela diretamente nas estatísticas que ficam visíveis assim que você loga na conta.

Por ela, você consegue saber o custo médio por mil impressões, o custo por clique, quantos cliques recebeu e quantas vezes foi exibido.

A importância de um bom planejamento

Quando você investe na sua marca, você se destaca e obtém excelentes resultados, mas isso não é possível se você não fizer um planejamento adequado para anunciar seus produtos ou empresa no Google.

Analise antes o público-alvo do que de deseja anunciar, e faça um levantamento das estatísticas demográficas dos mesmos.

E apesar de ser anúncio pago, não se esqueça que existem outros tantos anunciantes por ai, por isso, verifique todas as palavras-chaves que está utilizando em seu anuncio, incluindo a concorrência delas o custo por clique + custo por impressão.

Para anunciar no Google requer um planejamento e é a base para que seus anúncios obtenham sucesso nesta empreitada e que sua empresa saia na frente da concorrência.

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